♪ Clique aqui para ouvir Gravity enquanto lê este texto, ou clique aqui para ouvir a Playlist Milene da Mata completa no Spotify ♥
Saudade. Ta aí um sentimentozinho sacana.
Uma empresa britânica de tradução, a Today Translation, enumerou uma vez as dez palavras de mais difícil tradução em outras línguas. E a palavra saudade ficou em sétimo lugar.
Como poderíamos então, explicar para um estrangeiro o que significa saudade?
Acredito que após descrevermos os seguintes momentos, eles esboçariam um “ahh”, acompanhado de um olhar perdido. De saudade.
1. É tipo você não precisar ver alguém todos os dias, mas só de saber que ele está ao seu alcance, está tudo bem. Mas aí ele vai viajar… E você morre de saudade pelo simples fato de não poder pegar o carro e ir até a casa dele pra dar um abraço.
2. Existe a saudade de quem já está, como diria Caetano Veloso, “num outro nível de vínculo”. Essa saudade talvez seja a mais difícil, porque ela sempre vem acompanhada de sentimentos do tipo “porque eu não dei um abraço mais apertado?” ou “um cheiro mais demorado”…
3. E existe aquela saudade do que não aconteceu. Sabe? Não no sentido da oportunidade perdida, mas no sentido de algo que realmente nunca aconteceu. Acredito que a cada decisão que tomamos, mudamos o rumo do nosso destino. Saudade de algum lugar que nunca fomos, de um amor que nunca vivemos, de uma viagem que nunca fizemos… Estranho, né? Mas vai dizer que você nunca sentiu isso?
E o segundo melhor remédio para matar a saudade é: o nosso acervo pessoal de memórias, fotos, cartas… O primeiro continua a ser um dos Deuses mais lindos, o “tempo, tempo, tempo, tempo…”.
Ah! Mãe e Pai, voltem logo! Estou morrendo de saudades. <3
Tô no snap, me acompanha por lá: priscilaribas <3
Acompanhe A Terapia de Alice também no Instagram ♥
22 de maio de 2014 - 13:50
Achei lindo o texto. Parabéns!
22 de maio de 2014 - 14:47
Obrigada, Julyana! :)
23 de maio de 2014 - 16:38
Lindo o texto, Pri!
A palavra Saudade anda aparecendo com maior frequência na minha vida. A melhor parte do primeiro tipo de saudade (descrita acima) é quando matamos ela! hihi
beijok!!!!
23 de maio de 2014 - 17:28
Siim Lulu, a melhor parte da saudade é poder matá-la! hehehe
29 de dezembro de 2015 - 15:41
Saudade de algo que nunca aconteceu, quem nunca? Lindo texto.